quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Se for possível, gostaria de continuar a ser português!

Eurodeputado do PSD encoraja Saramago a abdicar da cidadania portuguesa
Por Redacção

Mário David, deputado do Parlamento Europeu, eleito nas listas do PSD, incentivou José Saramago a abdicar da cidadania portuguesa e confessou ter «vergonha de o [José Saramago] ter como compatriota».

«José Saramago, há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa!», escreveu Mário David, no seu site pessoal.

O apelo do eurodeputado social-democrata surge depois de declarações recentes de José Saramago, em que o Nobel português classificou a Bíblia como «um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana».

Para Mário David, «a outorga do Prémio Nobel (...) não lhe confere a autoridade para vilipendiar povos e confissões religiosas», razão por que diz ter «vergonha» de ter Saramago «como compatriota».


Bem, lá vou ter que abdicar da nacionalidade portuguesa... eu e todos os que não são católicos! Vá Saramago, quem diz a verdade não merece castigo. Eu também tenho vergonha do Mário David ser português! Mas daí a pedir para que abdique da nacionalidade, vai uma certa distância, certo?

Sem comentários: